- Ano: 2016
-
Fotografias:Onnis Luque
Um pouco da história
Vinhos Tierra Adentro é um projeto jovem que nasceu para continuar um sonho familiar desde 1971, ano em que foram plantados os primeiros vinhedos em Campo Real Zacateca. Perseguindo o sonho do fundador, a segunda e a terceira geração da família conseguiram abrir as portas da vinícola em 2016 para que as pessoas desfrutem dos vinhedos, seu vinho e o processo de criação.
A ideia
O Jardim e Restaurante Tierra Adentro é um projeto criado para viver no campo junto com um serviço gastronômico e social onde é possível receber eventos e reuniões de diferentes escalas. A obra está inspirada na ordem linear e no ritmo das plantações que a rodeiam; as quais representam o trabalho do homem e sua participação na natureza. O projeto consiste em linhas que se sobrepõem e se convertem em volumes, cada um distinto por sua materialidade.
TERRA
O material protagonista da obra; a construção em terra é um trabalho artesanal e rústico, como o processo para produzir vinho, levando em conta também o feito de ser um processo sustentável representado por uma arquitetura com qualidades da construção com terra. O fundador utilizou adobe nas antigas fazendas o que influenciou também na escolha do material para resgatar a memória familiar. O volume consegue valorizar os vinhedos já que a terra dos parreirais parece subir e formar o muro, surgindo como um pavilhão de terra erguido sutilmente entre o campo. Esse volume é utilizado para criar um muro largo que divide o acesso da área de eventos e que oculta no seu interior serviços de sanitários e cozinha.
A PLATAFORMA de pedra
Um terreno especial para contemplar os vinhedos é o limite da plataforma, onde procurou-se colocar uma estrutura de forma horizontal para integrar-se sutilmente na paisagem, deste ponto nasce a ideia de resgatar uma antiga bancada de pedra muito apreciada pelo fundador e que foi perdida em uma restauração da antiga fazenda. A bancada escultural, que dá as costas para a construção, procura contemplar unicamente a paisagem natural, possibilitando a apreciação de um córrego que surge desde o canal d'água.
AÇO E VIDRO
Perpendicularmente ao pavilhão de terra, monta-se um pavilhão de aço e vidro. Um mirante com serviço gastronômico onde, graças à estrutura de aço e vidro, é possível apreciar a vinícola e os vinhedos desde um nível superior. O acesso ao mirante é um percurso que inicia no volume de terra no qual, durante sua subida, é possível apreciar visualmente a profundidade do campo. Posteriormente, caminha-se pelo esbelto volume de vidro e aço desde a parte posterior do acesso até a parte frontal onde existe uma varanda e terraço ao ar livre. O pavilhão aproxima-se dos vinhedos conforme a caminhada se desenvolve e sua forma estreita permite que todos os funcionários desfrutem das vistas imediatas ao exterior.
ÁGUA
A irrigação e os canais de água são parte do sistema agrícola. A água no movimento é vida e o ser humano por instinto segue seu som e sua contemplação. Três elementos com água em movimento limitam o terreno elevado para contemplá-los junto com a paisagem.
ARTESÃOS
O orgulho dessa obra são as mãos dos obreiros e artesãos mexicanos que tornam possível a execução do projeto. Os adobes foram fabricados no local com a terra do mesmo terreno pela mão-de-obra zacatecana, as pias são inspiradas nos molcajetes mexicanos e feitas especialmente para esse projeto pelo artesão renomado Ignacio García de San Lucas Evangelista, reconhecido pelo seu trabalho com pedra vulcânica. Entre esses exemplos de artesanato podemos incluir todos os obreiros participantes: lavradores de pedra, carpinteiros, trabalhadores de aço, jardineiros, construtores, entre outros; um especial agradecimento a todos os envolvidos.